— Serviços —

Cerimônia Pública de Colação de Grau

O que é uma Cerimônia Pública de colação de Grau?

A colação de grau é uma cerimônia tradicional acadêmica de caráter obrigatório para a outorga do grau de bacharelado ou licenciatura, tecnólogos e curso superiores de formação específica. O principal requisito para que o estudante esteja apto a participar da colação de grau é ter completado todas as etapas( averiguar normas internas ) estabelecidas pela Instituição de ensino, que estão baseadas no regulamento do MEC e nas leis oficiais do país para o exercício de uma profissão.

Na colação de grau, o aluno concluinte recebe um diploma, na maioria das vezes simbólico, representando e certificando todas as suas competências dentro de uma determinada área do conhecimento, como por exemplo engenharia, medicina, jornalismo, direito e etc. É a partir deste momento que, oficialmente, o aluno passa a obter o título de graduado, que é outorgado pelo diretor da instituição de ensino superior.

Exemplo de Estrutura Cerimônia Pública de Colação de Grau

Todas as cerimônias de colação de grau seguem um protocolo de apresentação, considerado um ato acadêmico solene e público, normalmente com a presença do diretor ou reitor da universidade, professores e demais membros da congregação da Instituição, o patrono e paraninfo das turmas, os homenageados, oradores, alunos, padrinhos e convidados.

Exemplo de Estrutura de Apresentação

O patrono da turma é uma figura de grande importância em determinado campo científico em que estão inseridos os formandos. A escolha do patrono é feita por eleição entre os alunos, levando em consideração a notoriedade e saber acadêmico desta personalidade. O paraninfo​, por sua vez, é um professor ou profissional de influência e prestígio, também escolhido por eleição entre os formandos.

Uma das principais particularidades das Colações de Grau é o traje, que consiste numa beca da cor preta, com uma faixa na cintura (da cor oficial do curso) e o capelo, que deve ser colocado na cabeça do aluno apenas depois de lhe ser conferido o grau.

Ainda é utilizado a persona do padrinho, que é o homenageado e escolhido por cada formando e que deve presentear o mesmo com um anel de formatura. Não existem dentro da solenidade momentos reservados para este ato, que deve ser configurado em um momento extra, indicamos no setor de cumprimentos, após o evento, onde podem inclusive ser registrados os momentos da entrega e colocação do anel no dedo do graduando.

A cerimônia pública ou interna de colação de grau, são executadas como cerimônias periódicas e ordinárias, realizadas pelo auspicio da faculdade, dentro ou fora de suas unidades.

*Consideramos:

*Cerimônia Pública: Á Faculdade elege uma empresa para organizar e executar o cerimonial. Os graduandos recebem o diploma simbólico e a outorga de grau do curso mediante presença de seus homenageados e convidados. Será permitida a locação de auditórios fora do âmbito de suas unidades, de acordo com o regimento interno atual, mediante anuência da diretoria geral. A diretoria geral da Faculdade permite a presença de professores homenageados na solenidade, bem como o coordenador do curso e um representante da Instituição. Por motivos de segurança, jamais será permitido a locação de um espaço para a realização do evento com um número de convidados acima da capacidade máxima do recinto.

*Cerimônia Interna: Será executada no âmbito da faculdade.
Os graduandos recebem a outorga de grau pelo representante do diretor geral ou pelo próprio Reitor. Não existe presença de convidados e homenageados.

Caso o graduando não participe da cerimônia pública deverá participar da interna obrigatoriamente.
O graduando deverá fazer o requerimento junto a Faculdade, solicitando a participação na colação de grau interna. O ato será agendado e comunicado posteriormente ao graduando.

Os Elementos Ritualísticos das Cerimônias de Colação de Grau

Paraninfo

A função do paraninfo é a mesma do padrinho, ou seja, a de proteger, caminhar, amparar. O paraninfo é um padrinho coletivo, podendo haver um paraninfo para cada curso ou um paraninfo para vários cursos. A escolha fica a critério dos formandos que optam pela formatura solene, ao selecionar este homenageado, estes escolhem como paraninfo, um representante da Academia, aquele que mais e destacou durante o período que permaneceram na Instituição.

Patrono

O papel do patrono para os graduandos visa homenagear pessoas que foram importantes em suas caminhadas enquanto estudantes. É um representante da sociedade civil. A escolha se dá, normalmente, pelo destaque e representatividade que esta liderança possui na categoria profissional em que os formandos farão parte.

Orador

A escolha do orador de turma fica a critério dos formandos. Orador é o graduando que representará a turma no evento solene. Ele poderá escrever o texto ou somente desenvolver a sua leitura no momento apropriado durante a cerimônia. O conceito do texto deve ser pautado pelo inicio e ingresso na Instituição de ensino, da expectativa inicial, dos perfis de cada colega, do ambiente escolar ou universitário, do aprendizado, dos professores e da expectativa na nova fase que se inicia, do mercado de trabalho.

Discursos

A duração dos discursos deve orientar pela expectativa que se cria. Um discurso de formatura deve durar de um minuto até no máximo quatro minutos, tempo suficiente para que o leitor esgote os assuntos, entretanto padronizamos os discursos em:

  • Discurso a Deus: ( 1 min. )
  • Discurso aos pais ou aos que amamos: ( até 2 min. )
  • Discurso aos ausentes ( in memoriam – até 2 min. )
  • Discurso de oratória: ( até 4 min.)
  • Discurso do patrono e paraninfo ( até 3 min. cada )

Símbolos que Compõem o Ritual de uma Colação de Grau

Juramento: compromisso público de utilizar o poder de conhecimento em favor da promessa feita. Na origem desse ato reside a importância maior de se fazerem presentes, nas solenidades, pais, familiares, amigos e, também, membros de diferentes segmentos e instituições da sociedade. O juramento feito em ato público visa a reconhecer, publicamente, os direitos e deveres que os formandos possam a ter, a partir do ritual de colação de grau.

Diploma: símbolo do retratamento legal, a ser exibido à sociedade dos direitos e deveres. O Diploma constitui-se em metáfora do antigo pergaminho no qual se inscrevia e se registrava a posteridade o que publicamente fora declarado.

Toga: também popularmente conhecida como Beca, identifica o poder de inteligência, do conhecimento, da sabedoria, da ciência. A toga, usada na cor preta tem a função de comunicar que aos formandos está sendo concedida a autoridade para exercer uma profissão, a profissão para a qual se preparam e para cujo exercício a Instituição Universitária os julgou aptos.

Barrete ou Capelo: símbolo maior do grau obtido e a expressão máxima do direito da lei, Decorrente do exercício da profissão. Através do alto grau de estudo e persistência chegam ao poder. Portanto, o capelo é o símbolo do poder. (Bispos usam barrete dentro dos templos). Em decorrência do significado que o barrete possui é que na cerimônia interna, a outorga de grau, a autoridade que confere grau se utiliza do barrete como símbolo de imposição do poder. Numa cerimônia pública este critério fica a critério da Instituição de Ensino. Certo é que o barrete ou o capelo deve ser utilizado pelos graduandos somente após a outorga de grau.

Faixa: insígnia que identifica o campo de atuação do profissional. A faixa, utilizada sobre a beca de cor preta, é colorida. A classificação das cores, da referida faixa, dizem respeito às áreas específicas do conhecimento adquirido pelo grau que é concedido ao formando.

Pelerine ou capa: Algumas instituições de ensino vem permitindo o uso de capas aos graduandos, mas no modo padrão e culto do cerimonial, ela deve ser utilizada somente pelos componentes da mesa cátedra na cor da faixa do curso dos graduandos e o presidente da mesa deverá utilizar o pelerine na cor branca. O sentido para a utilização dos pelerines ou das capas são o nível de conhecimento e de hierarquia.

Algumas coisas observações sobre a realização da Cerimônia Publica de Colação de Grau

Citamos abaixo, algumas atividades importantes que devem ser desenvolvidas pela empresa organizadora de cerimonial junto a comissão de formatura:

  • Definição do local da cerimônia pública de colação de grau
  • Definição do tamanho das becas
  • Definição da empresa de foto e vídeo e de confecção dos convites
  • Definição dos homenageados da turma e do curso: Patrono, Paraninfo, Professores e Funcionários da Instituição de ensino
  • Patrono, paraninfo, professores e funcionários da Instituição de ensino.
  • Definição dos graduandos leitores
  • Criação da mensagem a Deus
  • Criação da mensagem aos que amamos
  • Criação da mensagem aos ausentes
  • Criação da mensagem oratória
  • Definição do juramentista
  • Definição dos graduandos que farão entrega das homenagens
  • Definir os textos para homenagens
  • Conferencia dos nomes dos formandos
  • Lista de entrada de formandos
  • Repertório musical
  • Realização do ensaio da solenidade
  • Lista de veículos para reserva de espaço em estacionamento
  • Lista de presença da Direção Acadêmica e dos homenageados
  • Pauta da Cerimônia Pública

Os nossos consultores especializados estão a disposição de sua turma, para atendê-los da melhor maneira possível, com bastante zelo e atenção, possibilitando o entendimento de nossos planos de trabalho e os valores dos honorários de nossos serviços.